Copo menstrual: a minha experiência

segunda-feira, abril 04, 2016

Como combinado, venho falar-vos da minha experiência com o copo menstrual. No meu caso, o copo da marca Me Luna, sendo que atualmente já há várias marcas a disponibilizarem este produto no mercado.

Copo menstrual Me Luna

Antes de contar a minha experiência, vou falar-vos um pouco acerca deste artigo que trouxe uma nova opção para a higiene feminina já que é uma alternativa ao uso dos tradicionais tampões e pensos higiénicos.

Os principais atrativos do uso do copo menstrual passam pela preocupação com o meio ambiente; a sua reutilização e a diminuição do risco de infeções urinárias e ginecológicas.

O copo menstrual é feito de silicone cirúrgico (hipoalergénico) e com os devidos cuidados pode durar até 10 anos, tornando-se uma opção bastante económica a longo prazo.

Adquiri o meu numa loja well`s a 22.79€. Como já referi, é da marca Alemã Me Luna e também é vendido em farmácias, no El Corte Inglês (do Porto e Lisboa) e online (aqui).
Segundo a marca, por recolher o fluxo em vez de o absorver (como acontece com os métodos tradicionais), o copo não perturba a capacidade natural de lubrificação da vagina o que evita a produção de células mortas e bactérias. 
Pode ser usado de 8 a 12 horas seguidas, dependo do fluxo de cada mulher.

Os copos me Luna estão disponíveis em diferentes tamanhos (do S ao XL), modelos e cores. Se bem que na Well`s onde adquiri o meu, só havia uma cor por tamanho (caso contrario não optaria pelo verde, pois não sou fã da cor).


Alguns fatores a ter em conta na escolha do tamanho são: o número de partos vaginais; a constituição física, o fluxo menstrual e a prática regular de desporto. Tudo isto vem explicado no exterior da embalagem mas a marca disponibiliza, ainda, um pequeno questionário online (aqui) para ajudar as mulheres na escolha do tamanho mais adequado.
Informação disponibilizada no exterior da embalagem
Dentro da embalagem vem um folheto com informação detalhada para a utilização (introdução, remoção e higienização) do copo Me Luna. Também vem uma bolsinha própria para o seu acondicionamento.

Bolsa para armazenamento do copo

Agora a minha experiência:

Isso mesmo, MINHA! Quero deixar claro que vou deixar a minha experiência pessoal, a qual pode não ter, em nada, a ver com a experiência de outras pessoas em relação ao mesmo produto.



Segundo a minha pesquisa, algumas indicações e o questionário da marca (acima referenciado), adquiri um tamanho M (agora penso que devia ter optado por um S).
Os tamanhos S e M, apesar de serem os tamanhos menores, conseguem ser maiores do que um tampão e, de facto, tive alguns problemas com a introdução do copo. É preciso muita calma, descontração e por isso mesmo, tempo! Principalmente nas primeiras vezes porque é normal estarmos mais tensas.

Pior, foi a remoção do copo. Como é bem explicado nas instruções, é necessário premir a base do copo (com as pontas dos dedos) para que ele liberte o vácuo que o mantém no devido lugar. Podem imaginar que não é muito confortável.
Com os dedos a apertar a base do copo e a puxá-lo cuidadosamente para o exterior, ele foi saindo, mas quando já estava quase todo no exterior, a outra extremidade (ainda lá dentro), que é mais larga do que a base, acabou por expandir e magoou-me (mesmo à saída).
Ora isto aconteceu-me em quase todas as remoções, infelizmente.

As boas notícias são que durante 12 horas não tive de trocar pensos nem tampões e não houve qualquer vazamento, mesmo a fazer exercício físico.


Resumindo: 
Na minha opinião, o produto cumpre todos os benefícios que lhe são atribuídos à exceção da comodidade na sua introdução e remoção.

Não aconselho o uso do copo em dias de correria, pressa e stress.

É preciso lembrar que precisamos sempre de água para o lavar depois da sua remoção, quer seja para voltar a colocar ou não, o que limita o seu uso em determinadas situações e locais.

Pessoalmente, não vou aniquilar o uso dos métodos tradicionais. Mas durante a época balnear, o copo será sem dúvida a minha preferência pois haverá tempo e relax para a sua aplicação/remoção e, muito importante, não se corre o risco de andar com o famoso fio do tampão a querer "debandar" por entre as cuequinhas do biquíni. 



Espero que tenham gostado deste post.
Se já experimentaram ou usam um copo menstrual, deixem nos comentários a vossa experiência.

Até breve!!! 





You Might Also Like

11 comentários

  1. Adorei esta publicação. Já algum tempo que estou a ponderar mudar para o copo menstrual, mas claro que estou sempre com receio e nunca tinha lido nem ouvido experiência sincera de alguém.
    Fico mesmo muito contente por ter visto a publicação no grupo e ter vindo cá ler :D
    Obrigada <3

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, linda. Fico feliz por ter ajudado de alguma forma. Obrigada por partilhares a tua opinião. Beijinho.

      Eliminar
  2. Obrigada pela partilha, de facto não faço a minima de como nos sentimos com o copo não sei se no futuro será alguma opção. Mas em termos de higiene, poupança e ecologicamente é fantástico. E tens razão a quando dizer que no verão vai ser bem aproveitado então nesse aspecto eu sou muito paranóica. ahaha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia! Depois de colocado, se bem aplicado, não sentes nada. Eu pelo menos não senti :) Obrigada por partilhares a tua opinião. Beijinho.

      Eliminar
  3. Adoro sem duvida a melhor coisa que já inventaram mas é sempre um desespero para retirar pelo menos das primeiras vezes o teu tem argolinha é mais fácil
    Akira - vivernumt0.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvida, linda. Mesmo com argolinha não é tarefa fácil ;) Beijinho.

      Eliminar
  4. Estou para experimentar, mas fico sempre meio receosa porque tenho medo que não seja prático na altura de remover.

    Obrigada por partilhares a tua experiência :) Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Olá querida , se estiveres interessada tens um giveaway a decorrer no meu blog !
    Beijinhos <3

    http://araparigadosacores.blogspot.com/2016/04/giveaway-gigante-800-likes-na-pagina-do.html

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de sua resenha, pois queria muito saber melhor do assunto.
    Arrasou. Já to pensando se vale a pena... Sou muito fresca rs.
    Um beijo.
    www.esteticando-se.com

    ResponderEliminar
  7. Vou fazer uma experiência, muito interessante!

    ResponderEliminar
  8. Parece uma boa opção mas acho que não tenho coragem para o experimentar xD
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de página

Google+ Badge